Skip to main content

Importação para o Google Sheets

Com a nova funcionalidade do Google Sheets, agora você pode importar as informações que desejar para o Master Metrics. Isso permitirá que você elabore relatórios de marketing muito mais completos, robustos e, portanto, com conclusões mais fundamentadas.

Mariano San Juan avatar
Written by Mariano San Juan
Updated over 3 weeks ago

Aqui vão algumas ideias:

  1. Importe informações de clientes potenciais e sua evolução no seu CRM.

  2. Importe informações de vendas realizadas em uma loja física.

  3. Invista em campanhas de marketing realizadas em vias públicas para considerar o investimento total, não apenas o digital, ao calcular o retorno sobre o investimento.

Com essas informações, você poderá:

  • Criar tabelas dinâmicas agrupando as informações como desejar e incluí-las em seus painéis de controle.

  • Criar gráficos para visualizar essas informações junto com as informações de suas fontes digitais, tudo no mesmo relatório.

  • Criar métricas personalizadas cruzando dados importados com dados provenientes de suas fontes digitais. Por exemplo: Custo por venda em loja física.

¿Como importar as informações?

Você deve começar clicando no botão + e selecionando o Google Sheets como fonte de dados. Finalize clicando no botão para conectar.

Em seguida, você deverá selecionar qual conta/e-mail hospedado no Gmail você conectará ao Master Metrics.

Depois, você deverá selecionar o botão Permitir, para que possamos concluir a integração.

Esta etapa permite que o Master Metrics identifique os arquivos do Google Sheets que você tem disponíveis na sua conta do Google para que você selecione quais deles deseja importar.

Depois de permitir o acesso do Master Metrics à sua conta do Google, você receberá esta notificação.

Selecione o arquivo do Google Sheets que você deseja.

Especifique em qual folha do arquivo se encontra a tabela que você deseja importar.

Importante:

  • Recomendamos incluir nomes em cada campo (coluna) da tabela para poder identificá-los posteriormente e também garantir que eles estejam na primeira linha da tabela. Selecione a opção “Use first row as headers” nesse caso.

  • Embora o Master Metrics interprete automaticamente as células em que se encontra a tabela, recomendamos, para um maior controle, indicar as dimensões da mesma selecionando a caixa “Incluir intervalo específico”. Nos casos em que a dimensão da tabela é variável, ou seja, pode continuar incorporando linhas, recomendamos incluir as dimensões ao nível das colunas. Veja como no exemplo foram selecionadas as colunas A, B, C, D e E. Além disso, foi deixada uma margem até a linha 999, quando a tabela tem apenas 17 linhas. Isso é para que você possa continuar incorporando dados e o Master Metrics os importe automaticamente.

  • Ao importar uma planilha com mais de uma tabela, é obrigatório indicar a posição da tabela que desejamos importar.

  • Você pode importar o Google Sheets SEM campos de data. Nesse caso, se desejar visualizar as informações no Master Metrics, em qualquer uma de suas seções (Visão geral, Painéis, etc.), o software totalizará as informações disponíveis na tabela, sem considerar o horizonte temporal selecionado no momento da configuração do painel/widget/tabela de visão geral.

A título de exemplo, selecionamos um arquivo com as seguintes informações:

Depois de importar o arquivo, você poderá editar as informações incluídas na tabela. Isso é opcional, mas recomendamos que você verifique as informações.

  • Nome: você pode editar o nome com o qual identifica cada campo simplesmente clicando no nome.

  • Entidade:

    • Dimensão refere-se aos campos sob os quais você deseja agrupar as informações das métricas. Exemplos desse tipo de campo são nomes de campanhas, datas, campos demográficos, etc.

    • Métrica refere-se aos campos numéricos.

  • Tipo: altere, se desejar, o tipo de campo e o formato da coluna. Você pode escolher entre:

    • Texto

    • Data

    • Opção/Seleção

    • Numérico

    • Moeda

    • Porcentagem

  • Agregação: isso se aplica apenas aos campos de entidade do tipo métrica. Essas informações são úteis nos casos em que você deseja ver os dados da tabela agrupados de outra forma.

    Por exemplo, na tabela de exemplo carregada, se você quiser ver as informações de Valor gasto apenas por campanha (em vez de por dia e campanha), você precisa indicar ao Master Metrics como deseja agrupar essas informações: ou seja, se devemos somar, contar, obter o valor máximo/mínimo, calcular a média ou contar os valores únicos de cada campanha.

    A opção de contador único permite contabilizar apenas os valores distintos dentro de um campo. Por exemplo, se em uma coluna você tiver 5 registros de Contact ID, mas apenas 2 deles forem diferentes, o contador único retornará 2 em vez de 5. Isso é útil para métricas como quantidade de leads únicos, usuários distintos ou transações únicas.

  • Decimais: selecione a quantidade de decimais a incluir.

Pronto! Agora você pode criar painéis, powertables, métricas calculadas e tudo o que desejar, incluindo informações disponíveis no Google Sheets.

Aqui você pode ver as perguntas mais frequentes sobre a importação do Sheets:

Quer saber mais? Encontre informações adicionais, recursos e guias em nosso site: https://mastermetrics.com/

Se preferir falar com alguém da nossa equipe, sinta-se à vontade para agendar uma ligação quando for conveniente para você: https://calendly.com/-mastermetrics-sales-support/trial (já está disponível em espanhol e inglês)

Did this answer your question?